MINHA TERAPIA

quinta-feira, 3 de maio de 2012

ANSIEDADE


ANSIEDADE
Escrito em 04/04/2012 por Cíntia Costa

Toda noiva sabe o que é ansiedade. Não importa se o casamento será pequeno ou grande, caro ou econômico. São tantos detalhes, contratempos, tanta sensação de que não vai dar tempo de cuidar de tudo… É super comum chegar àquele ponto em que os outros chamam a gente de ”bridezilla” (mistura de noiva, em inglês, com o mostro Godzilla).
Aqui vão algumas dicas de quem já passou por isso (e já acompanhou tantas noivinhas na mesma situação!) para que você não deixe a ansiedade atrapalhar esta fase única!


1) Organize
A falta de controle sobre os preparativos (mal que, em pelo menos alguma fase do casamento, atinge dez em cada dez noivas) é a mãe da ansiedade.
Baixe as planilhas de organização de casamento. De tempos em tempos, faça uma lista de status geral. Veja o que está encaminhado, liste o que falta resolver e atualize o que andou. Saber em que pé estão as coisas ajuda a dar sensação de controle!

2) Simplifique 
No começo, é normal a gente querer personalizar tudo, cuidar de cada mínimo detalhe. A gente quer saber da barra do vestido da madrinha, da cor do banco de madeira da igreja, do aromatizador de ambiente do banheiro do buffet.
Na real, quanto mais detalhes, mais trabalho! Simplificar economiza dinheiro e rugas  . De repente, vale aceitar a sugestão da sua decoradora em vez de escolher cada flor de cada arranjo, sabe? (Vale lembrar aqui aquela reflexão que fiz no blog outro dia: Por que é tão caro casar?).

3) Aceite ajuda
Nada de querer ser a Super Noiva. Organizar um casamento é tarefa pesada! Você está cercada de pessoas que te amam, certo? Mãe, pai, sogros, padrinhos, madrinhas… Deixe que eles participem deste momento te ajudando a resolver as pequenas coisas que aparecem no caminho! Vale pedir ajuda para distribuir convites, degustar doces, escolher flores… Assim, eles se sentirão especiais e, de quebra, deixar o processo mais leve (vejam o depoimento da Débora, que contou com a ajuda da família para montar a própria decoração do casamento!).

4) Cuide do relacionamento O seu relacionamento com o noivo é a coisa mais importante do casamento. Afinal, toda essa festa é para comemorar a união de vocês, lembra? Quando perceber que vocês estão brigando por coisas bobas, tipo o recheio do bolo, lembre disso! Ouvi uma vez uma dica interessante quando estava noiva: instituir, de vez em quando, uma noite em que é proibido falar de casamento. Vão ao cinema, a um restaurante; não vale tocar no assunto, só vale curtir e namorar! Acho que vale até outro post, né?  .

5) Desapegue
Gente, tem jeito não. Sempre dá algo errado em qualquer casamento. Aliás, em qualquer evento: aniversário, festa corporativa, bodas… Isso acontece porque, por mais perfeccionista que a noiva seja, ninguém é capaz de controlar tudo.
Pode chover, um fornecedor pode furar, sua madrinha pode passar mal, o padre pode errar o nome do noivo. Mil coisas podem acontecer e isso foge do seu controle. Não adianta esquentar a cuca por aquilo que você não pode controlar. Foque naquilo que pode e, quando acordar no dia do seu casamento, olhe-se no espelho e prometa a si mesma que nenhuma surpresa vai estragar esse dia tão esperado! Ligue no modo zen e se carpe diem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário