MINHA TERAPIA

quinta-feira, 3 de maio de 2012

DEIXANDO A CASA DOS PAIS


DEIXANDO A CASA DOS PAIS

Sair da casa dos pais é uma fase de adaptação e que exige organização.

Quando resolvemos nos casar ou "morar juntos", estamos tomando uma decisão muito importante que implica na saída da casa dos pais. É uma mudança de comportamento muito forte, pois vivemos sempre com eles e de repente estamos saindo da proteção que sempre tivemos.
A casa dos pais é nosso porto seguro, até nos casarmos é para onde sempre retornamos, diariamente, encontrando nosso quarto em ordem, nossas roupas cuidadas, a comida da mamãe, tudo o que gostamos.

Sair da casa dos pais significa assumir responsabilidades como:

§ fazer supermercado;
§ administrar a casa;
§ dar tarefas aos empregados (se os tiver);
§ organizar contas pagas e a pagar;
§ fazer da manutenção da casa e muito mais.
Você passará por uma verdadeira transição, do colo da mamãe para a vida adulta com suas vantagens e suas responsabilidades.
Esta dificuldade inicial passa com o tempo, pois a vida é feita de fases e etapas e vamos superando e nos aprimorando.

Deixar a casa dos pais

Em alguns países, os filhos saem mais cedo da casa dos pais para estudar, trabalhar e viver sozinhos. Na Austrália, por exemplo, isso costuma ocorrer por volta dos dezesseis anos. Já nos Estados Unidos, os filhos saem geralmente quando vão para a faculdade e mudam-se para os alojamentos dessas instituições.
No Brasil, um país com influência cultural latina, trazida pelos portugueses, espanhóis e italianos, o mais comum é que os filhos só saiam de casa quando se casem. Essa hora sempre é dolorosa para os pais e para os filhos que perdem as mordomias.

Sentimento de perda

Embora você esteja indo para uma nova casa, com seu parceiro cheia de sonhos, o sentimento de perda é natural.
O dia a dia repleto de novidades e novos compromissos vão ocupar sua atenção e sem perceber você estará adaptada a sua nova realidade.
Seus pais certamente estarão muito sensíveis e saudosos. A casa deles está mais vazia e o filho ou filha tão amada(o) e querida(o), criada(o) com todos os mimos e carinhos não mora mais com eles. Não faz mais parte da rotina deles. É uma grande perda.
Você pode pensar: "mas eles não me perderam, eu só mudei de estado civil e de casa". Isso é verdade, mas pais são pais e quando você se tornar um, saberá que o sentimento é muito poderoso e que embora eles saibam que os filhos irão embora um dia, quando esse dia chega, nunca estão suficientemente preparados.

Tenha muita paciência com seus pais

É um processo natural e o tempo realmente é a solução para muitas questões. Com ele, tudo se assentará e tomará seu rumo natural e eles se acostumarão com a nova situação. Seja paciente.
Para que isso aconteça da forma mais natural possível, vai depender de como é a sua relação com seus pais. Se for baseado no diálogo e respeito mútuo, o corte no cordão umbilical será menos sofrido, para ambas as partes.
"Os filhos nunca precisam de convite para visitar os pais. Os pais só os visitam se forem convidados."
É o que acontece. A liberdade que os filhos têm na casa dos pais nunca se perde. Mas, depois que se casam ou vão morar sozinhos, os pais não se sentem à vontade para visitá-los sem um convite.
O ideal seria que isso pudesse ser diferente. Pense a respeito e veja como está sendo a construção do relacionamento desta família que agora tem uma nova constituição.
Deixe que seus pais se sintam à vontade na sua nova casa. Convide-os para que participem de sua nova vida. Faça com que sejam parte dela e aos poucos seus pais reconstruirão a relação deles e tudo voltará a ser como nos velhos tempos: um casal, com vida própria, vivendo com os amigos. Uma nova etapa da vida deles, mais voltada para a liberdade de ser novamente um casal de namorados, sem tantas responsabilidades com os filhos que já criados, caminham com suas próprias pernas.
Existem diferentes tipos de pais e de filhos e as relações são diversas também. A maneira como convivem é fundamental para que essa mudança seja mais tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário